MENU

Curso UX Cesar.edu

Desde minha formatura no IFPE (antigo CEFET), procuro por cursos complementares para área em que trabalho hoje. Por mais autodidata que seja, sinto falta de orientação e de me aprofundar em assuntos como user experience, design de interação e arquitetura da informação.
Em Recife temos oportunidades raras de cursos nesta área de UX. Em faculdades com AESO, Maurício de Nassau e Marista você pode encontrar bons cursos de sistemas para internet, front-end, webdesigner, design gráfico, etc, mas não existem cursos ou especializações tão específicos para área de UX ou design de interação.

Recentemente* o CESAR, através do Cesar.edu, vêm oferecendo cursos e extensões mais voltados para estas áreas de desenvolvimento de projetos. Participei de um curso de extensão em UX (User Experience). O tempo foi curto e o curso bem corrido, mas me serviu pra abrir os olhos que sempre podemos aprender mais e descobrir novos mundos. A troca de experiências foi muito enriquecedora, tanto para nós alunos quanto para os professores. Afinal, o ponto mais importante do curso era esta troca.

Na turma encontrávamos alunos de várias áreas, todos com interesse em levar um pouco de UX para suas vidas profissionais. Tivemos aulas de “Aspectos e Oportunidades de Mercado”, onde o professor Luiz Henrique que puxou muito o nosso pé para procurarmos sabermos nos vender, agregar valor ao nosso trabalho e a importância de se investir em pesquisas em UX.

Nas aulas de Ergonomia e Acessibilidade ministradas por Virgínia Chalegre (minha xará) um universo se abriu pra mim. Projetar pensando em pessoas com deficiência auditiva, visual ou motora é um desafio e uma obrigação cidadã. Simulamos em aula o acesso de um cego e de uma pessoa com deficiência motora a sites comumente visitados por nós, e a dificuldade era enorme para se acessar as coisas mais simples. Tivemos a presença de alguns deficientes em classe, onde trocamos algumas idéias sobre o dispositivo hipotético em que iriamos trabalhar.

Estacione Fácil

Esse foi outro ponto bem bacana do curso… desde o começo das aulas sabíamos que passaríamos pelos módulos do curso focando em um aplicativo inventado por nós. Apenas para nível didático, pensaríamos em sua viabilidade técnica / econômica / distribuição, além de acessibilidade e navegação / interação com o mesmo.
Trabalhamos emcima de uma ideia que surgiu logo na primeira semana, o “Estacione Fácil”. Uma solução que pretendia unir a divulgação de vagas de estacionamento e pagamento online em grandes centros comercias, como o Recife Antigo, e que também poderia ser usado para estacionamentos privados como shoppings e centros de convenções.

Nas cadeiras de “Forma e cognição” a Manuella Neijaim a.k. Manux deu altas dicas em design e técnicas de desenvolvimento criativo.

O curso foi rápido… mas deixou um gostinho de quero mais e estou cogitando muito entrar para a pós em Design de Interação e Interface que começa logo mais.

Ao lado algumas fotos, da última aula meio louca com Luiz, onde fizemos várias dinâmicas em grupo.

Para mais informações sobre o curso, acesse: User Experience, no Cesar.edu

* Post escrito em novembro de 2012.

Sorry, the comment form is closed at this time.