MENU

Artigo – BRUCE ARCHER: Método Sistemático para Designers

Artigo que foi apresentado em congresso interno na Universidade e fez parte de capítulo integrante do livro “DESIGN COMO PENSAMENTO: Uma Breve História da Metodologia de Design”, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2017.

Abstract

A década de 60 foi o momento introdutório para os estudos formais em processos e metodologia de projeto. Um dos nomes de destaque no que viria a ser o início das metodologias de projeto em design, é Bruce Archer, engenheiro e artista, que encontrou no design industrial a possibilidade de mesclar as suas duas paixões: arte e engenharia. Que como consequência, deixou a sua contribuição para o crescimento e melhoramento da área.

Tópicos deste Artigo

  • 1. Introdução
  • 2. Biografia
  • 2.1. Contexto histórico
  • 2.2. Produção
  • 2.3 Systemic Method for Designer
  • 5. Considerações

Introdução

Os anos 60 marcam o surgimento das primeiras metodologias de design, as quais tinham como principal característica uma estrutura hierárquica e com rigor científico. Derivadas das ciências das engenharias, estes modelos contêm reflexos da visão predominante no campo da “Pesquisa Operacional”, nos quais a atividade de resolução de problemas é definida pela aplicação de procedimentos técnicos, em grande parte de natureza matemática e que são desenvolvidos para resolver classes gerais de problemas. Bruce Archer foi um dos principais autores desta época, o qual desenvolveu o Método Sistemático para designers publicado entre 1963 e 1964 pela revista britânica Design.

Interessante perceber que apesar da ênfase científica de suas pesquisas e do seu modelo projetual, Archer almejava ser pintor nos seus dias de escola na Henry Thornton Grammar School, no entanto, foi academicamente brilhante e não autorizado a continuar com a arte para além de seus quinze anos. Formou-se engenheiro mecânico mas passou a maior parte de sua vida trabalhando em escolas de arte e design, incluindo mais de 25 anos no Royal College of Art.

Bruce Archer por meio dos estudos baseados na natureza e prática sistemáticas do design procurou promover uma ‘filosofia’ ou mesmo uma ‘ciência’ do design, para ele, tanto criatividade quanto conhecimento técnico são importantes no desenvolvimento de produtos industriais (DAVIS; GRISTWOOD, 2016).O presente artigo visa investigar a metodologia desenvolvida por Archer, buscando identificar as suas fundamentações e derivações. Para tanto faz-se necessário ainda a abordagem de sua biografia e contexto histórico.

Artigo completo

Artigo completo em PDF 430Kb

Livro: Design como Pensamento PDF 3.86Mb



Cadeira: Metodologia de Design
Profº. Drº André Neves
Autores: Flávio Barbosa da Silva, Giulia G. de Barros, Manoel D. X. Araujo, Virgínia C. Cavalcanti
Data: Junho/2017

Sorry, the comment form is closed at this time.