Abstract
Este artigo objetiva fazer um breve resumo da vida de John Chris Jones, apresentando e contextualizando suas contribuições para o campo dos métodos em Design. Jones foi responsável por introduzir nos requisitos projetuais pela primeira vez a Ergonomia e a figura do usuário. Em seu livro, Design Methods (1970), ele cataloga 35 métodos que são didaticamente apresentados, e é tido até hoje como uma referência em métodos para o design. O autor tem como objetivo mostrar os caminhos para que os designers evoluíssem suas próprias técnicas em projetar.
Tópicos deste Artigo
- 1. Introdução
- 2. Biografia
- 2.1. Contexto histórico
- 2.2. Produção
- 2.3. Metodologia
- 3. Considerações
Introdução
John Chris Jones, engenheiro por formação, envolveu-se com métodos enquanto trabalhava numa grande indústria elétrica de Manchester. Procurando melhorar os produtos da época ele realizou estudos ergonômicos para melhor compreender as necessidades dos usuários. Porém constatou que os engenheiros tinham dificuldade em incorporar os requisitos e informações desses estudos ao processo de produção.
A partir daí Jones se dedicou ao campo de métodos, lecionando em universidades e participando ativamente das primeiras conferências desta área na década de 60. Despediu-se deste campo em 1970 com a publicação de seu famoso livro Design Methods , onde reuniu 35 métodos de forma didática e simples, que segundo suas intenções, serviriam de base para que os designers pudessem utilizar e evoluir seus próprios métodos.
Artigo completo
Livro: Design como Pensamento PDF 3.86Mb
Cadeira: Metodologia de Design
Profº. Drº André Neves
Autora: Virgínia Carrazzone Cavalcanti
Data: Junho/2017
Sorry, the comment form is closed at this time.